PILIM – 60 ANOS DE PALHAÇADA – MINIDOCUMENTÁRIO ESTRÉIA EM MARÇO/21, NO YOUTUBE.
No dia 27 de Março, estréia o minidocumentário “PILIM – 60 ANOS DE PALHAÇADA”.
No vídeo, Alain Contal, fala sobre a sua trajetória artística de mais de 60 anos de criação do seu personagem, o Palhaço Pilim, desde a França até chegar a São José dos Campos, e deixa uma mensagem para a nova geração de artistas.
O minidocumentário foi produzido e dirigido por Claudio Capucho.
O projeto é realizado através da Lei Aldir Blanc.
Serviço:
O que: PILIM – 60 anos de palhaçada (minidocumentário)
Quando: 27/03/2021 às 20h – Estréia
Onde: Youtube: www.youtube.com/estudiocaps
Sobre o artista
Alain André Yves Emile Contal, nasceu na linda Paris, França em 1942.
Aos 8 anos o pequeno Alain, órfão de pai e mãe, foi enviado para viver num orfanato religioso até completar 15 anos de idade.
Em 1958, fora do orfanato e ainda jovem, conseguiu seu primeiro emprego como ajudante no Circo Bouglione, e no mesmo ano nascia o personagem e companheiro de vida, o Palhaço Pilim.
Após três anos de trabalho e experiência como ajudante da vida circense, interrompeu seu trabalho para servir as forças armadas do seu país.
Foi combatente na Guerra da Argélia (Africa do Norte) entre 1960 e 1962, sofrendo sequelas permanentes, como um projétil alojado na perna, dificultando o caminhar.
Em 1963, retornou ao circo com a certeza de que ali era seu lugar e não em meio a uma guerra.
Como o Palhaço Pilim, trabalhou em diversos e famosos circos e viajou por toda a Europa até chegar na América do Sul e finalmente ao Brasil em 1973, com o circo de Orlando Orfei. Foi aqui no Brasil que conheceu sua companheira para toda a vida, Claudete. Casaram-se em 1974 e tiveram uma filha, Aline.
Em São José dos Campos, chegou em 1988 e ficou, não quis mais sair, encantado com a cidade, que escolheu para viver e criar sua família.
Apresentou-se em festas, quermesses, lojas de ruas, calçadão e diversos eventos artísticos da cidade onde fez parcerias com entidades, escolas de dança e com a trupe do palhaço Rizzo entre outros amigos de picadeiro.
Pilim, 60 anos de Palhaçada, conta a história de um palhaço amado. Mas principalmente, faz um agradecimento e uma homenagem.
Um palhaço da França para o Brasil. Um palhaço de São José dos Campos.
A história do pequeno Alain, que mesmo na dificuldade que a vida lhe apresentou, soube transformar choro em alegria, tristeza em gargalhada.
Comentários