top of page

Instituto Embraer e Fundação Banco do Brasil desenvolvem projetos focados no uso de energia solar

Iniciativa reaplica Tecnologias Sociais em comunidades de São José dos Campos e Botucatu, no interior de São Paulo.


São José dos Campos, 5 de dezembro de 2023 – O Instituto Embraer e a Fundação Banco do Brasil concluíram a primeira etapa da parceria firmada em maio deste ano. Mais de 200 estudantes dos Colégios Embraer Juarez Wanderley, em São José dos Campos, e Casimiro Montenegro Filho, em Botucatu, no interior de São Paulo, foram capacitados sobre a aplicação de Tecnologias Sociais para impactar comunidades, e desenvolveram soluções reais baseadas no uso de energia solar.

 

Em Botucatu, o projeto beneficiou apicultores independentes que receberam equipamentos para beneficiamento da cera de abelha. Os equipamentos, que compõem a chamada “Estação do Mel”, serão importantes para geração de renda e redução do impacto ambiental das atividades. Já em São José dos Campos, o projeto beneficiou as escolas “Pandavas” e “Madre Teresa”, localizadas em regiões rurais, responsáveis por atender crianças em situação de vulnerabilidade social. Foram entregues oito postes de luz e oito lampiões, todos alimentados por energia solar. A construção e instalação foram realizadas pelos estudantes dos Colégios Embraer.

 

“Estamos orgulhosos desse início de resultados da parceria com a Fundação Banco do Brasil. As Tecnologias Sociais nos permitiram ampliar o impacto positivo na comunidade, com a participação ativa dos nossos estudantes. Essa é a essência do Instituto Embraer: trazer inovação social e formar jovens conscientes do seu papel cidadão”, disse André Tachard, Diretor do Instituto Embraer

 

Durante o projeto, os jovens foram sensibilizados sobre questões como direito à energia elétrica e transição energética, com o apoio de instituições parceiras como a Litros de Luz, que atua há mais de 20 anos na democratização do acesso à iluminação, e Casa Apis, responsável por desenvolver a Tecnologia Social do forno movido a luz solar.

 

A parceria, que deve seguir até 2026, visa implementar estas e outras Tecnologias Sociais certificadas pela Fundação Banco do Brasil. As iniciativas certificadas passam a integrar a metodologia pedagógica dos Colégios Embraer, considerando sua aplicação em benefício da população vulnerável das regiões onde as instituições de ensino estão inseridas.





Comments


Featured Posts
Recent Posts