top of page

A fotografia como obra de arte


Fotografia Fine Art, técnica ou conceito?

Se você não conhece, já deve pelo menos ter ouvido falar na fotografia Fine Art.

Ela está ganhando cada vez mais apreciadores em todo o mundo e aqui no Brasil não poderia ser diferente. E com tantos nomes de peso na fotografia, é claro que tínhamos que ter fotógrafos que apreciam essa arte.

Quando se fala da fotografia Fine Art, temos que levar em consideração que é uma sugestão, um conceito, uma direção. Você pode considerar a sua fotografia Fine Art, porque utilizou a sua melhor técnica na captura da imagem para obter dela uma excelente impressão, mas também pode considerá-la Fine Art porque a "transformou", porque deu a ela um tratamento específico, uma edição inusitada, afinal tudo é arte e porque não? O que importa nesse sentido é o que os olhos do apreciador vê e gosta ou não, mas o "instiga", pois a arte é irreverente.

Título: Destino (By Claudio Capucho)

No entanto, um detalhe muito importante nessa questão é quando você imprime essa fotografia... Você pode até chamar de fine art se você imprimiu em papel fotográfico comum, mas não se engane, porque não é. Pense bem, depois que você se esmerou em capturar aquela imagem que você amou fazer, talvez você a tenha planejado, fez o tratamento adequado, etc, e na hora de imprimir você simplesmente não deu a ela o devido valor e imprimiu de forma comum?

Para você ter orgulho de dizer que tem uma Fotografia Fine Art, com qualidade de Fine Art e considerá-la uma obra de arte, você deve imprimi-la de acordo, ou seja, imprimir na técnica Fine Art. Alguns fotógrafos além de imprimir em Fine Art, fazem séries limitadas e conseguem agregar valor ainda maior a sua foto, tornando-as valiosas e objetos de desejo. Do meu ponto de vista, isso é sensacional!

(abaixo, fotos da galeria de fotografia Fine Art do Estúdio CAPS).

A impressão Fine Art, utiliza-se de papel 100% fibra de algodão e tintas minerais, não se usa solventes ou outros químicos que comprometam a impressão. Dessa forma o resultado é uma durabilidade de até 200 anos, sem desbotar. É claro, que os fornecedores desses insumos fizeram testes que comprovam essa durabilidade e além disso, o resultado para os olhos mais atentos e exigentes é extraordinário: muito mais resolução da imagem, muito mais cor, muito mais vida, muito mais arte.

(abaixo, vídeo de fotografia fine art sendo impressa no Estúdio CAPS).

Por experiência própria eu posso garantir que todo fotógrafo, artista gráfico, ou apreciador que depois que imprimir ou adquirir uma fotografia em Fine Art, nunca mais irá querer saber de papel fotográfico, porque Fine Art é amor a primeira vista e para toda vida.

Faça um teste e depois você me conta aqui, o que você achou depois que imprimiu em Fine Art? E o seu cliente, ele gostou ou amou? Eu já sei a resposta, mas vou deixar essa tarefinha para você, ok!

Muitos cliques e muita Fine Art. Até mais.

Featured Posts
Recent Posts
Archive
Search By Tags
Follow Us
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page