CONCURSO CAPUCHO NO AR DE FOTOGRAFIA 2021

REGULAMENTO

 

1. O OBJETO

Este regulamento estabelece as regras do CONCURSO CAPUCHO NO AR DE FOTOGRAFIA 2021, um concurso cultural voltado a fotógrafos profissionais ou amadores, de todo o Brasil. Uma realização do Estúdio CAPS e Canal Capucho No Ar.

O intuito do concurso é incentivar a participação e enaltecer o trabalho de fotógrafos do Brasil, dando visibilidade, fomentando o mercado fotográfico e valorizando a fotografia como arte, produto cultural e de extrema importância na economia criativa brasileira. Além disso, comemorar o aniversário de 02 anos do “Capucho No Ar, o canal da fotografia descomplicada”.

 

1.1 O concurso premiará 07 finalistas, sendo 03 nas CATEGORIAS “LIVRE”, 03 na categoria “AVIAÇÃO” e 01 “GRANDE PRÊMIO”, indicado pelo “Capucho No Ar”.

Os VENCEDORES, serão convidados a participar de um bate papo (online) sobre fotografia, no canal Capucho No Ar (em programas especiais do canal, em datas a serem combinadas após a finalização do concurso).

1.2 O proponente deve enviar seu(s) arquivo(s) de acordo com as regras deste Regulamento. Serão aceitas fotografias em DUAS CATEGORIAS, seguindo as especificações estabelecidas no item 2.5 INSCRIÇÃO DO PROJETO.

​1.3 Na categoria "LIVRE" o autor enviará até 02  imagens, em cores ou preto e branco que aborde qualquer tema, com exceção do tema “aviação”.

​1.4 Na categoria "AVIAÇÃO" o autor enviará até 02  imagens, em cores ou preto e branco, de qualquer imagem que aborde o tema aviação.

​1.5 Caso o participante envie mais de 02 fotografias em cada categoria, serão consideradas apenas a primeira inscrição, dentro do limite permitido pelas regras do concurso.

​1.6  A curadoria do concurso terá total liberdade para exibir ou não fotografias nas redes sociais do Capucho No Ar, site do Estúdio CAPS e canal do Youtube Capucho No Ar. Para isso, será feito uma pré-seleção para a escolha das fotos que estiverem de acordo com o Regulamento e categorias de inscrição.

1.7  Não serão aceitas fotografias de cunho político, que possam ser consideradas ofensivas ou que expressem qualquer tipo de preconceito.

1.8  Não serão aceitas fotografias que contenham marca d’água ou qualquer tipo de marca na foto. Caso sejam enviadas dessa forma, serão desclassificadas.

1.9  Não será permitida a participação de familiares dos organizadores, até segundo grau. 

 

2 - INSCRIÇÃO

​2.1 Período de inscrições:

De 01/10/2021 a 19/11/2021 até as 23h59min. (horário de Brasília) . Após esse horário não serão aceitas mais inscrições (não deixe para a última hora).

​2.2 A participação é gratuita.

​2.3  Podem participar fotógrafos de todo o Brasil, com idade a partir de 18 anos.

​2.4  As inscrições serão feitas única e exclusivamente através de formulário on-line. O envio implica automaticamente na aceitação de participação do concurso, declara autoria sobre as fotos enviadas e aceite dos termos deste Regulamento.

2.5 COMO INSCREVER:

​a) O proponente deverá preencher corretamente o formulário de inscrição contendo os dados abaixo e anexar até 04 fotografias (02 na categoria LIVRE e 02 na categoria AVIAÇÃO):

NOME COMPLETO, NOME ARTÍSTICO (se houver), DATA DE NASCIMENTO, ENDEREÇO COMPLETO COM CEP, TELEFONE (WhatsApp), E-MAIL.

b) Para fotos na categoria "LIVRE": envie até 02 fotografias em formato JPG, resolução de 72 dpi, com 2000 pixels no lado maior. O tamanho do arquivo não pode exceder 2 MB.

Cada arquivo deverá ser nomeado da seguinte forma:

NOME DO FOTÓGRAFO_SOBRENOME_TÍTULO DA FOTO_NÚMERO DA FOTO_CATEGORIA

(exemplo: JOAO_SILVA_ASAS_01_LIVRE) ​

 

c) Para fotos na categoria "AVIAÇÃO": envie até 02 fotografias em formato JPG, resolução de 72 dpi, com 2000 pixels no lado maior. O tamanho do arquivo não pode exceder 2 MB.

Cada arquivo deverá ser nomeado da seguinte forma:

NOME DO FOTÓGRAFO_SOBRENOME_TÍTULO DA FOTO_NÚMERO DA FOTO_CATEGORIA

(exemplo: JOAO_SILVA_ASAS_01_AVIACAO) 

 

Nota: É muito importante que o arquivo seja nomeado corretamente para que seja encontrado.

Não use acentos, pontuação ou caracteres especiais para nomear os arquivos, pois a fotografia pode não ser encontrada, exemplo: \ | / ? : ” * >  < $ # @ * & % !

2.6 Os proponentes são os únicos responsáveis ​​pela qualidade visual e pelo conteúdo dos arquivos, bem como pelas informações enviadas e devem estar cientes de que a avaliação da sua inscrição dependerá disso.

​2.7 Após o envio das imagens, elas não poderão ser substituídas ou alteradas. Os organizadores do concurso poderão pode solicitar um complemento ao Registro, quando aplicável.

2.8 Serão solicitados aos vencedores o envio de seus arquivos em alta resolução, para que possam receber a premiação (impressão – conforme ítem 6.2).

3 – SELEÇÃO E DIVULGAÇÃO DOS VENCEDORES:

​3.1 A pré-seleção é coordenada pela curadoria do concurso que irá verificar o cumprimento de todos os requisitos do regulamento: envio correto dos dados de inscrição e envio do material solicitado.  Os participantes recebem uma resposta automática confirmando o recebimento da inscrição. Verifique em sua caixa de SPAM caso você não encontre esta mensagem na sua caixa de entrada de e-mails.

​3.2 Todas as inscrições passam por um processo de pré-seleção realizado pela curadoria/organizadores do CONCURSO CAPUCHO NO AR DE FOTOGRAFIA 2021.

Todas as fotografias pré-selecionadas pela curadoria serão submetidas ao Júri de premiação,​ que será composto pelos organizadores/curadores Claudio Capucho, Rosana Capucho e mais 02 convidados atuantes na fotografia.

3.3 O Júri indicará os 03 FINALISTAS de cada categoria (LIVRE e AVIAÇÃO), sendo primeiro, segundo e terceiro lugares. O GRANDE PRÊMIO (PRÊMIO ESPECIAL) será indicado pela curadoria do Capucho No Ar, como a “melhor fotografia”.

3.4 As fotografias vencedoras serão divulgadas primeiramente no canal Capucho No Ar, do Youtube (https://youtube.com/capuchonoar)  em programa especial de aniversário do canal, no dia 27/11/2021, as 20h00min., e a partir do dia 28/11/2021, todas as 07 fotografias vencedoras serão exibidas/publicadas nas redes sociais do Capucho No Ar, site/blog do Estúdio CAPS:

https://www.estudiocaps.com.br

Facebook: https://facebook.com/capuchonoar

Instagram: https://instagram.com/capuchonoar

​​3.5 Os fotógrafos autores das fotografias vencedoras serão convidados para um bate papo online, no canal Capucho No Ar, do Youtube, em data a ser definida e após o período do concurso. O convite não implica em obrigatoriedade de participação.

3.6 Critérios de Avaliação: a) Criatividade e Originalidade; b) Composição; c) Qualidade Artística.

3.7 as datas estipuladas neste regulamento poderão ser alteradas sem aviso prévio pela organização do concurso, caso seja necessário.

 

4 - PREMIAÇÃO:

 

​4.1 As 03 fotografias FINALISTAS de cada categoria, receberão os seguintes prêmios:

 

  1. PRIMEIRO LUGAR: 01 Impressão de sua foto vencedora no tamanho 40x60cm + 01 certificado impresso + 01 PATCH do Capucho No Ar

  2. SEGUNDO LUGAR: 01 Impressão de sua foto vencedora no tamanho 30x45cm + 01 certificado impresso + 01 PATCH do Capucho No Ar

  3. TERCEIRO LUGAR: 01 Impressão de sua foto vencedora no tamanho A4  + 01 certificado impresso + 01 PATCH do Capucho No Ar

 

4.2 PRÊMIO ESPECIAL:

  • Considerada a melhor fotografia do concurso, receberá o título “GRANDE PRÊMIO CAPUCHO NO AR DE FOTOGRAFIA 2021” e fará jus aos seguintes prêmios: 01 Impressão de sua foto vencedora no tamanho 60x90cm + 01 certificado impresso + 01 PATCH do Capucho No Ar + 01 Camiseta Arte CAPS

 

4.3 ENTREGA DOS PRÊMIOS:

  • As impressões não acompanham moldura. Os prêmios serão enviados aos vencedores em até 60 dias, no endereço cadastrado na inscrição.

 

4.3 Outros: outros ítens poderão ser acrescidos à premiação, a critério dos organizadores do concurso e de eventuais parceiros ou patrocinadores.

​5 - DIREITOS AUTORAIS E DE IMAGEM

​5.1 Ao enviar sua inscrição, os participantes aceitam todas as regras deste regulamento e autorizam os organizadores do evento a usar as imagens das obras registradas e suas imagens, voz, nas seguintes mídias, sem qualquer ônus, por tempo indeterminado:

  1. ​Youtube do Capucho No Ar: www.youtube.com/capuchonoar;

  2. Publicações nos sites e redes sociais do Capucho No Ar, bem como do Estúdio CAPS e site (www.estudiocaps.com.br) a qualquer momento;

  3. Mídia impressa e/ou eletrônica, exclusivamente para promover o concurso, a qualquer momento, catálogos ou outros materiais publicitários sobre o CONCURSO CAPUCHO NO AR DE FOTOGRAFIA, a qualquer momento.

​5.2 O uso das fotos concedidas ao CAPUCHO NO AR DE FOTOGRAFIA 2021 não implica de nenhuma forma na perda de direitos autorais sobre elas e podem ser usadas em qualquer outro contexto pelos respectivos autores sem a prévia autorização dos organizadores do concurso.

​5.3 Ao se candidatar a este concurso, o solicitante declara a autoria plena das fotos a serem exibidas e a inexistência de plágio, além de garantir a autorização de terceiros que, por acaso, tenham direitos relacionados sobre a produção artística, sendo também responsável por quaisquer reclamações de terceiros relacionadas ao uso não autorizado de imagens.

​5.4 Assim, fica estabelecido que os direitos de uso de imagem do conteúdo enviado são de exclusiva responsabilidade do proponente, responsável pela inscrição.

​5.5 Os organizadores do evento comprometem-se a incluir os créditos devidos, em toda e qualquer publicação das fotografias.

6 - DIVULGAÇÃO DOS RESULTADOS

​6.1 As fotos vencedoras serão publicadas e divulgadas conforme o item 3.4, é de responsabilidade dos participantes acompanhar as publicações;

​6.2 Os VENCEDORES serão contatados principalmente por e-mail e eventualmente, por telefone/WhatsApp, para que enviem os arquivos de “alta resolução”, necessários para as impressões das fotografias. Os autores terão 10 dias consecutivos para fazer o envio, após o contato da organização do concurso. Caso não enviem o arquivo em alta resolução da foto vencedora, a premiação poderá ser cancelada não cabendo substituição do prêmio ou suplentes.

 

7 - DISPOSIÇÕES FINAIS

​7.1  As dúvidas devem ser enviadas somente para o e-mail: capuchonoar@gmail.com

​7.2 O ato de inscrição implica total concordância com os termos aqui estabelecidos e todos os participantes concordam em divulgar seus trabalhos e seus nomes nas divulgações diretamente relacionadas ao concurso, bem como na programação do canal Capucho No Ar, do Youtube e suas redes sociais, conforme as regras do concurso, gratuitamente.

​7.3  As decisões do Júri e curadoria são soberanas e incontestáveis.

​7.4  A CHAMADA PARA O CONCURSO CAPUCHO NO AR DE FOTOGRAFIA 2021 é um evento exclusivamente cultural realizado pelo Estúdio CAPS, produtora do canal Capucho No Ar.

7.5 Fica eleito o foro de São José dos Campos/SP para resolver quaisquer objeções a este regulamento ou à conduta das partes.​

 

 

 

>>> INSCREVA AQUI <<<